Dormir ajuda a ganhar massa muscular?

Muitas pessoas tem dúvidas se dormir ajuda ou atrapalha no ganho de massa muscular e por isso resolvemos escrever sobre o assunto.

A importância de uma boa noite de sono

O desenvolvimento muscular está condicionado a uma fórmula composta de 3 atributos: alimentação correta, exercícios físicos e descanso. Esse último é de fundamental importância para o desenvolvimento muscular, mas é claro que sem a pratica de treinos de musculação/exercícios aeróbicos e uma alimentação balanceada isso não é possível.

Como funciona a musculação

Durante um treino físico, a musculatura do corpo é estressada, o que faz com que fibras musculares se partam, o que é importante para o aumento muscular. A alimentação saudável e a hidratação correta ajudam a realizar todas as funções necessárias para a construção dos músculos. Ingerir alimentos ricos em proteína é importante para reparar os músculos e os tecidos danificados.

Alimentação na musculação

Importancia da alimentação na musculação

O que muitos atletas não sabem é que depois de cuidar da alimentação é imprescindível ter uma boa noite de sono. Dormir o período de oito horas corridas (durante o sono há grandes fases anabólicas) permite a recuperação adequada do corpo, diminuindo os níveis de cortisol, aumentando a testosterona, o hormônio do crescimento (GH) e a síntese proteica que são extremamente importantes para recuperação muscular.

Durma o tempo certo

Existe um tempo certo de descanso para ter ganho muscular mais rápido? A resposta é sim. Dormir em demasia ou menos que o recomendado (8h) além de comprometer o seu relógio biológico ainda te tira a capacidade de sentir-se descansado. Quantas vezes você dormiu além da conta ou menos do que precisava e quando acordou já levantou-se com a sensação de cansado(a)?

Em um estudo feito por uma conceituada Universidade do Canadá, ao longo de 6 anos, foram avaliadas 276 pessoas e chegaram a conclusão que aquelas que dormiram por mais de 8 ou menos de 7 horas por noite tinham 21% de chances de serem obesas e 20% de contrair diabetes em relação aquelas que dormiam o período correto. Dormir mais ou menos que o recomendado não é bom para sua saúde física e mental. Obesidade, depressão, baixo rendimento e dores de cabeça são alguns exemplos de problemas associados a noites mal dormidas. Se por acaso, estiver tendo dificuldades na hora de dormir leia nosso conteúdo sobre distúrbios do sono.

Dormir ajuda a ganhar massa muscular?
Gostou da explicação?

Deixe seu comentário