Dicas para dormir bem

Pratique atividades físicas

Pratique atividades físicas. Enquanto você se movimenta ocorre a liberação de endorfina no cérebro, o que promove a sensação de bem-estar. Apenas tenha o cuidado de não fazer isso nas cinco horas antes do horário em que você dorme, pois a adrenalina também é liberada quando você se exercita, e o excesso dela torna difícil relaxar e pegar no sono.

Relaxe

Uma ou duas horas antes de ir dormir, faça coisas que te ajudem a relaxar, como tomar um banho quente, ler um livro ou ouvir uma música.

Durma no seu quarto

Faça do seu quarto o lugar ideal para dormir. Mantenha o ambiente com pouca iluminação à noite, temperatura agradável e livre de ruídos. Reduza ao máximo os estímulos externos que possam atrapalhar seu sono.

Cama é lugar de dormir

Evite atividades como ver televisão, comer e usar o computador na cama. Hábitos como esses levam seu cérebro a entender que a cama não é o local apropriado para o sono, o que te faz demorar mais para conseguir dormir.

Defina horários

Defina horários para dormir e acordar e se esforce para segui-los. Isso cria uma regularidade que é fundamental para o bom funcionamento do relógio biológico. Seu organismo percebe a duração do dia e começa a se preparar para dormir quando ele vai terminando.

Evite álcool e cafeína

Nas horas antes de dormir, evite álcool e bebidas que contenham cafeína, como café e chás. Também não é recomendável comer muito ou ingerir alimentos de difícil digestão.

Não durma no meio do dia

Evite dormir no meio do dia. Um cochilo depois do almoço pode ser bom, mas não prolongue a sesta por mais de 30 minutos.

Não insista

Não vá para a cama se não estiver com sono. Ficar rolando de um lado para o outro sem conseguir dormir só vai te deixar ansioso, o que torna ainda mais difícil conseguir pregar o olho.

Dicas para dormir bem
5 (100%) 1 voto



2 Comentários

  1. Venilda Fátima de Moura
    • Valdir

Deixe seu comentário