8 dicas para vencer o sono no trabalho

Admita: pelo menos uma vez na vida, você já se pegou cochilando no meio do expediente. Acontece com todo mundo, e a gente torce pra que o chefe não esteja olhando na hora. Que tal aprender alguns truques para vencer o sono e evitar situações desse tipo?

1. Sente-se de forma correta

Nada de ficar jogado na cadeira como se estivesse no sofá de casa. A boa postura te ajuda a resistir ao sono, enquanto posições mais confortáveis induzem a um relaxamento maior. Se seu plano é manter os olhos bem abertos, é melhor sentar direito.

2. Mexa-se!

Se você trabalha em frente ao computador a maior parte do tempo, já deve ter notado que passar alguns minutos em uma só posição é garantia de cochilos bem inoportunos. De vez em quando, faça alongamentos discretos, mexa os braços, o pescoço, ajeite a gola da camisa, coisas assim. Levantar para beber água, ir ao banheiro ou para falar algo diretamente com o colega que trabalha em outra mesa (ou setor) também funciona – mas só vai até lá se for falar assunto de trabalho, hein? Fofoca e assuntos pessoais não valem como desculpa para dar uma passeada na empresa.

3. Faça refeições leves

A ciência já sabe que alimentos “pesados”, gordurosos e/ou muito calóricos exigem energia extra para serem digeridos, o que nos deixa sonolentos. Mesmo que a ciência não soubesse disso ainda, a experiência já nos deu provas suficientes: aquela feijoada deliciosa dá um sono danado quando acabamos de comê-la. Logo, pratos desse tipo não são nada recomendáveis para quem precisa voltar às atividades pouco tempo após o almoço. Deixe a comilança para os dias de folga. Durante a semana, dê preferência a alimentos leves.

4. Recorra à cafeína

Ah, o café! O amigo fiel de quem precisa se manter acordado não poderia ser esquecido nesta lista. A cafeína é estimulante e bem conhecida por sua capacidade de espantar o sono. Outra bebidas que contêm a substância, como a Coca-Cola e o chá preto, também funcionam.

5. Lave o rosto

Água fria no rosto dá aquele susto no sono! O bacana desse truque é que ele te obriga a levantar e andar até o banheiro, o que já te faz aplicar também aquela dica de que falamos lá em cima, no segunda item da lista.

6. Ouça música agitada

Se você pode trabalhar usando fones de ouvido e se isso não atrapalhar sua concentração, recorra ao método de colocar uma playlist bem agitada pra sacudir seu dia – pelo menos nos seus ouvidos. É difícil pegar no sono enquanto rola um show de rock dentro da cabeça da gente, não é verdade?

7. Tire um cochilo (se puder)

Isso mesmo, um cochilo! Mesmo que seu almoço seja leve e você não sinto um sono incontrolável logo após comer, uma soneca de 20 a 30 minutos depois da refeição é capaz de te fazer acordar sentindo-se revigorado! Se sua empresa oferece espaço de descanso ou se você tem alternativas de locais para isso (como as “cabines para sesta” que já existem em algumas cidades), aproveite! (Veja também o post em que explicamos se dormir após o almoço faz engordar).

8. Durma bem

Por último, a mais eficiente de todas as dicas para quem deseja evitar passar o dia com sono no trabalho: tenha noites de sono de qualidade. Dormir a quantidade de horas que seu corpo precisa para recuperar as energias é a maneira mais garantida de conseguir estar descansado e bem disposto para desempenhar bem suas atividades no trabalho, na faculdade ou onde quer que seja.

8 dicas para vencer o sono no trabalho
Gostou da explicação?

Deixe seu comentário