Paralisia do sono

Paralisia do sono

4.2/5 - (4 votes)

A paralisia do sono é um distúrbio que costuma ser confundido com experiências espirituais negativas. Os relatos de quem já viveu episódios de paralisia do sono são cheios de figuras assustadoras, como demônios, e sensações extremamente desconfortáveis, como a de sufocamento. Por essa razão, muita gente acaba acreditando que foi atacado por seres malignos, quando na verdade tudo não passou de uma alucinação. Mas afinal, qual a explicação para isso?

Segundo os médicos, a paralisia do sono é resultado de uma confusão entre os estados de sono e de vigília. Quando atingimos a fase do sono REM, nossos músculos voluntários são paralisados por ordem do cérebro. É como se o mecanismo que nos permite comandar esses músculos fosse desativado. Isso ocorre porque a fase REM é o momento em que sonhamos, e seria perigoso se conseguíssemos executar de verdade os movimentos que fazemos nos sonhos. Uma pessoa que chutasse uma bola no sonho, por exemplo, poderia acabar acertando um chute na parede ou até mesmo na pessoa com quem divide a cama, sem falar no risco de quebrar o pé. Por essa razão, fica claro para os especialistas que a paralisia dos músculos durante o estágio REM é uma estratégia que o corpo adota para garantir a nossa própria segurança.

O problema é quando o cérebro começa a acordar, mas os músculos continuam dormindo. É aí que se cria a situação assustadora. A pessoa começa a voltar ao estado consciente, mas não consegue falar nem se mexer, e isso gera uma sensação de aprisionamento dentro do próprio corpo, o que causa medo e uma ansiedade crescente pelo fim dessa agonia. Como ainda é um momento de transição entre o sono e a vigília, é muito fácil para o cérebro inventar figuras que supostamente estão provocando tudo isso, e daí surgem as alucinações que fazem o distúrbio parecer um pesadelo que se tem acordado.

Quem experimenta a paralisia do sono costuma sentir a presença de pessoas ou seres assustadores em seu quarto. Os pacientes relatam alucinações visuais, auditivas, olfativas e táteis: vêem demônios, bruxas, alienígenas, animais, criminosos e seres bizarros; ouvem passos e vozes; sentem cheiros desagradáveis e também são capazes de sentir que há alguém levantado seu corpo, tentando estrangulá-los ou fazendo pressão sobre seu peito, o que provoca falta de ar. Essa sensação em especial é representada no quadro “O Pesadelo”, do pintor John Henry Fuseli (a reprodução do quadro ilustra esta matéria logo acima deste parágrafo).

Desde a Idade Média, cada cultura tem seus próprios mitos e explicações sobrenaturais para o fenômeno da paralisia do sono. No Brasil, há a lenda da Pisadeira, bastante conhecida no sudeste do País. Segundo se conta, a Pisadeira é uma velha baixinha, magra e com aparência de bruxa, que pisa sobre o peito de quem vai dormir de barriga cheia. A vítima assiste ao ataque conscientemente, mas não consegue se mover enquanto é tomada por uma sensação de falta de ar. Mas a verdade é que essa sensação é causada pela ansiedade. Somada às alucinações do momento, há a consciência de não conseguir se mexer, por isso a pessoa se desespera, e é comum que tenha medo de morrer, embora as chances disso acontecer devido à paralisia sejam nulas. Tanto medo desencadeia as habituais reações do corpo quando ocorre uma descarga de adrenalina, entre elas o aceleramento da respiração. É esse respirar curto e rápido que provoca a sensação de estar sufocando.

Veja a seguir um vídeo que explica a paralisia do sono de maneira bem didática.

Durante a paralisia do sono, mesmo que a pessoa tente gritar para pedir ajuda, para os outros parece que ela está apenas produzindo sons enquanto dorme. Os episódios costumam durar menos de um minuto e, passado esse tempo, terminam por conta própria. Relatos de experiências mais longas são raros, mas vale a pena saber que a paralisia tem fim imediatamente se alguém tocar na pessoa, sacudi-la levemente ou mesmo se falarem com ela.

Não há uma explicação clara do que desencadeia um espisódio da paralisia, mas sabe-se que ela é mais comum em mulheres e costuma ser mais assustadora para pacientes que crêem em entidades sobrenaturais, pois essas pessoas estão mais predispostas a ter alucinações com seres de outro mundo. Também costuma acometer portadores de narcolepsia, um outro distúrbio do sono. Não há um tratamento específico para a paralisia do sono. A recomendação para quem sofre com o problema é ter tranquilidade durante as crises e aguardar o fim delas. É importante lembrar-se que não passa de uma disfunção motora passageira, isso afasta os medos que tornam a situação mais angustiante.

Deseja ter noites de sono mais tranquilas? Confira nossas dicas para dormir bem e ouça nossa seleção de músicas para dormir.

70 Comentários

  1. Rosiane

    já tive isto e horrível mas eu estava sonhando mas não conseguia me mexer no sonho nem virar o rosto e depois eu já estava me arrastando e mandando algo ir embora da minha casa uma mulher baiana com um pano enrolado na cabeça e na hora eu estava muito fraca e quase minha vos não saia e então eu me esforcei e chamei jesus e acordei muito eufórica suada e com muito medo de dormir de novo foi orriveuuuuuuuuuuu

  2. Heli

    Já tive isso, e sim foi com um demonio. Parecia que eu estava prezo no meu próprio corpo e o demonio falava por mim e se mechia por mim.
    Mas isso aconteceu na sala de casa com meu pai minha mãe e minha vó presente e o diabo falando por mim.
    Muito ruim!!

    • luiz

      minha experiência foi um tanto parecida um demônio segurava meus pés e braços nas minhas costas e ameaçava me matar tentei rezar mas ele tapou minha boca e minha visão estava turva mas consegui ver uma coisa rocha encima da minha irmã que disse que a mataria foi nessa hora que minha força protetora de irmão mais velho agiu só lembro de ter me soltado e gritado fica longe dela, e acordei

  3. raimundo

    eu não acho que sejam alucinações pois onde eu moro é como escutar vozes e moveis se mexendo sozinho então quando tenho isso sempre observo uma menina correndo pela casa

  4. Norma

    Comigo acontece muito, mas eu vejo o que esta de verdade a minha volta inclusive pessoas, porém não consigo falar com elas.
    Já aconteceu de eu dormir e ir a algum lugar q tinha uma festa e no outro dia quando fui ao lugar acordada os vestigios da festa estavam lá.

  5. Isis...

    Já Tive Isso E Chutei Minha Mãe kk

  6. Laissa

    Tenho esses distúrbios desde pequena e sofri bastante com isso , nunca pude dormir em meu próprio quarto a não ser com a presença da minha mãe e o pior de tudo é que agente fica tranquilo durante o dia ,porém , á noite antes de dormir vem aquela aflição , ansiedade. Quando se é criança imaginamos muito e esse problema se torna ainda mais dificio de ser enfrentado. Ainda tenho esses “pesadelos” ,mas,com muito menos frequência, mas não desejo isso pra ninguem porque é a pior sensação do mundo!

  7. carlos andre

    Os mesmos que dizem que esta experiência é “alucinação” são os mesmos que dizem que experiências de eqm são também alucinações do indivíduo”. Não passa de pessoas ateias.
    E de fato, são experiências espirituais negativas. A paralisia do sono são cheios de figuras assustadoras, como demônios, e sensações extremamente desconfortáveis, como a de sufocamento. Por essa razão, muita gente foi atacado por seres malignos. Falo isso porque já passei várias vezes.

    • priscila

      Sim… eu sentia que meu corpo afundava na cama… era horrível. Um diaassisti o filme “o exorcismo de Emily Rose”, e em um parte do filme ela passa por uma situação semelhante… fiquei com muito medo.

  8. priscila

    Já tive muitas vezes, quando eu era mais nova…era horrível. Geralmente eu começava escutando um som de asas gigantes, eu abria os olhos mas, não conseguia me mexer… nunca vi nada. Mas uma vez… era como seu tivesse saído de mim e ,eu me via de cima… me via la em baixo na cama assustada,com os olhos arregalados de medo tentando me mexer… foi muito ruim. Depois disso nunca mais tive esse tipo de sensação.

  9. Ariaanna

    OLÁ faz mais de 1 ano q tenho episódios frequentes de paralisia do sono é e tão real pq eles seres seila o q tocam em mim acordei essa madrugada com alguém só as pontas dos dedos senti tocar minha nuca fazendo movimento tipo d toque dedo por dedo , sempre é assim esses sonhos sempre me tocam mas d modo p assustar não os vi mas sinto a presença de mais alguém no quarto por favor alguém pode me ajuda??

    • Aquele

      Olha Creia em Deus aceite Jesus em sua vida meu amigo eu faço isso eu sempre aceitei jesus em minha vida eu amo Deus portanto numca tive isso só uma ves que um ser parecendo uma boneca estava me puxando da cama mais eu numca mais tive graças a Deus

  10. may

    creio q ha algum significado sim,pois um tempo q andava bebendo muito e muito estressada emocionalmente começou acontecer com frequencia dai sempre para quando rezo com muita fe,e sempre dou ordem dizendo p me deixar em nome do nosso criador, e a tal da coisa sai eu me sinto bem melhor é realmente horrivel ter isso mais ja nao tenho tanto medo assim,entao acho q é espiritual é diferente quando voce espulsa com muita fé.

Comente