Fases do Sono

VOCÊ SABE QUANTAS FASES TEM O SEU SONO?

Você já se perguntou por que precisamos dormir? Os cientistas afirmam que o sono é essencial para a fixação e organização de informações na nossa memória, especialmente na memória visual. Além disso, o corpo se refaz. O hormônio do crescimento, essencial para o desenvolvimento das crianças, é produzido principalmente à noite. Nos adultos, ele atua no desenvolvimento ósseo e muscular, além de promover a renovação de tecidos, como a pele. Também durante o sono o sistema imunológico é renovado.

fases-do-sonoO sono possui cinco estágios. Três deles se alternam de forma periódica enquanto dormimos, resultando em ciclos com cerca de 1 hora e meia a duas horas cada.

Primeira fase do sono

A primeira fase do sono dura em média cinco minutos, e corresponde àquele momento em que a pessoa ainda não está realmente dormindo, mas também não tem a mesma atenção que possui quando está acordada. Nessa fase, as ondas cerebrais são irregulares e têm frequência acelerada. Os músculos relaxam, a respiração torna-se mais suave e os olhos movimentam-se de forma aleatória. Nesses minutos iniciais do repouso, a pessoa consegue negar que esteja dormindo, caso alguém fale com ela. Esse estágio só acontece novamente se a pessoa for acordada por fatores externos e voltar a dormir logo em seguida.

Segunda fase do sono

Na segunda fase do sono, as ondas cerebrais diminuem, bem como o ritmo dos batimentos cardíacos e a temperatura do corpo. É aí que acontece de fato a passagem do estado de vigília para o sono. Os olhos deixam de reagir a estímulos externos, mas ainda trata-se de um sono leve.

Terceira fase do sono

O sono profundo começa na terceira fase. Esse estágio dura cerca de 40 minutos no primeiro ciclo do sono e é menor a cada novo ciclo. É o momento em que o cérebro trabalha de forma mais intensa, transferindo para o córtex as informações que foram armazenadas no hipocampo durante o dia. Trata-se de transformar informações temporárias em dados permanentes. Vale ressaltar, entretanto, que esse processo não é tão fundamental para a fixação de informações pontuais, como aquelas fórmulas que você aprende na escola. Nessa fase do sono, seu cérebro está mais preocupado em reter memórias visuais acumuladas durante o dia.

Quarta fase do sono

A quarta fase do sono é muito parecida com a terceira. A atividade cerebral se mantém em ritmo acelerado, as memórias continuam a ser gravadas no córtex e o organismo promove processos como a cicatrização de ferimentos. Essa fase dura aproximadamente 40 minutos e a cada novo ciclo do sono ela é mais curta. Fazer uma pessoa despertar nesse momento é uma tarefa muito difícil.

Quinta fase do sono

O quinto e último estágio do sono é a fase REM, também chamada de sono paradoxal. Dura cerca de três minutos no primeiro ciclo e vai aumentando nos próximos. Nesse estágio, os olhos se movem rapidamente, por isso a sigla REM (do inglês rapid eye movement). Não só os olhos, mas o cérebro também está em ritmo acelerado nesse momento. As informações continuam a ser passadas do hipocampo para o córtex cerebral, mas aqui o mais importante são as informações relacionadas a tarefas que requerem habilidade, como tocar um instrumento musical, por exemplo. As memórias visuais obtidas recentemente ainda são fixadas, mas agora o cérebro faz isso associando as informações recentes às antigas. É nessa fase que acontecem os sonhos. As histórias e situações sem sentido que acontecem quando sonhamos são resultado da articulação entre experiências recentes e fragmentos da memória.

sonoNa fase REM é suspensa a atividade dos neurônios que transmitem os impulsos responsáveis pelos nossos movimentos. Em outras palavras, nesse estágio do sono o corpo encontra-se em um estado de paralisia temporária. Acredita-se que essa seja uma estratégia adotada pelo cérebro para evitar que nos machuquemos executando de verdade os movimentos que estamos fazendo nos sonhos, como correr, chutar e outros. Quando há um desajuste entre o despertar e o fim dessa condição temporária, acontece a chamada paralisia do sono, que costuma acometer pessoas com narcolepsia.

Ao longo da noite, as três últimas fases do sono se repetem, por isso uma pessoa passa pela fase REM cerca de quatro a cinco vezes por noite, o que significa que ela tem esse mesmo número de sonhos. Apesar disso, nem sempre lembramos do que sonhamos. A lembrança só fica se acordamos até 10 minutos após termos sonhado. O sonho é uma atividade insconsciente, mas a memória é consciente e não consegue guardá-los depois de passado esse intervalo de tempo. Por isso só lembramos de um sonho quando acordamos logo depois que ele acontece, mesmo que não percebamos esse rápido despertar.

Fases do Sono
5 (100%) 1 voto



Deixe seu comentário