8 filmes sobre sonhos

É durante o período de REM (rápida movimentação dos olhos) que os sonhos mais vívidos ocorrem. Cercados de uma aura de mistério, os sonhos são tidos como premonitórios desde a antiguidade.

Interpretados por Freud e Jung, mestres da psicanálise, como manifestações do inconsciente, os sonhos seriam a chave para a recuperação de seus pacientes, já que acreditavam que é lá onde os desejos mais escondidos se revelam.

Normalmente deixando dúvidas sobre qual seria o plano real e o onírico, alguns filmes exploraram o ambiente instável dos sonhos em sua trama. Confira a seguir alguns filmes que têm os sonhos como fio condutor de sua história.

1. A Origem – Num mundo paralelo onde a possibilidade de entrar na mente humana é real, Cobb (Leonardo DiCaprio), um ladrão de segredos valiosos do inconsciente, recebe uma missão ousada proposta pelo empresário japonês Saito (Ken Watanabe): entrar na mente do herdeiro de um império econômico, Richard Fischer (Cillian Murphy), e plantar a ideia de desmembrá-lo.

2. Sonhos – Baseado em sonhos verdadeiros que o cineasta Akira Kurosawa teve em momentos diferentes de sua vida, o filme foi lançado em 1990. Unidas pelo mesmo tema, oito histórias distintas se articulam numa obra cinematográfica que é construído mais com imagens que com diálogo.

3. Sonhando Acordado – Tendo sua vida real constantemente invadida por seus sonhos, Stéphane Miroux (Gael García Bernal) é interessado em sua vizinha, que tem um nome quase igual ao dele: Stephanie (Charlotte Gainsbourg). Só que a moça não corresponde aos seus sentimentos. O jovem então decide recorrer aos sonhos para conquistá-la.

4. A Cela – Quando Stargher (Vincent D’Onofrio), um assassino cruel, é finalmente capturado pelo FBI, ele entra em coma após sofrer um violento ataque apoplético, mas antes de revelar o paradeiro da jovem que mantém aprisionada numa câmara chamada “a cela”. Com a finalidade de solucionar o caso, a Dra. Catherine Deane (Jennifer Lopez) é chamada pelo FBI para entrar na mente do assassino e descobrir a localização do cativeiro antes que a jovem morra.

5. Cidade dos Sonhos– Uma complexa trama que envolve diversos personagens. Tudo começa com um acidente de carro na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles. No acidente, uma mulher (Laura Elena Harring) perde a memória, e a partir daí assume uma nova identidade, conhece pessoas e embarca na investigação de uma série de mistérios onde sonho e realidade se confundem e confundem também o espectador. É tido como um filme difícil de acompanhar, surrealista, mas aqueles que conseguem compreendê-lo acham uma obra-prima.

6. A Hora do Pesadelo – Na série de filmes, pesadelos terríveis assombram alguns jovens. Todos eles sonham que estão sendo atacados por um homem de aparência deformada e com garras de aço. O ser misterioso é Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que foi queimado vivo pela vizinhança, após descobrirem que ele molestou crianças na rua Elm. Através do sono, Krueger retorna para se vingar daqueles que o mataram. Para escapar, é preciso manter-se acordado, pois ele aparece somente nos sonhos. O problema é que, mais cedo ou mais tarde, o sono sempre vence a disposição dos jovens para manter-se em estado de vigília, e então é inevitável encarar a ameaça.

7. Preso na Escuridão – Um belo homem órfão e dono de uma grande fortuna chamado César (Eduardo Noriega) passa a ter estranhas e assustadoras visões após sofrer um acidente de carro, que deixa seu rosto completamente desfigurado.

8. Morte nos Sonhos – Um jovem paranormal é convencido por cientista a participar de uma experiência que envolve ajudar pessoas a enfrentar seus sonhos e, principalmente, pesadelos, invadindo o subconsciente delas. Porém, durante este experimento eles descobrem que uma organização está manipulando um outro rapaz com os mesmos poderes para induzi-lo a matar o presidente dos Estados Unidos.

8 filmes sobre sonhos
Gostou da explicação?