Síndrome das pernas inquietas

Síndrome das pernas inquietas

4/5 - (1 vote)

síndrome das pernas inquietas é caracterizada por desconforto nos membros inferiores. A sensação não é dolorosa, mas é descrita pelos pacientes como um formigamento, um incômodo que se manifesta quando as pernas estão em repouso e que provoca uma vontade irresistível de mexê-las. O movimento faz os sintomas desaparecerem.

O incômodo costuma ser maior quando a pessoa se deita à noite e os movimentos acontecem de forma involuntária depois que ela adormece. As pernas se mexem periodicamente em curtos intervalos de tempo, como se sofressem puxões bruscos, e isso provoca pequenos despertares ao longo da noite. Há casos em que os braços também são atingidos.

Como consequência do sono interrompido, a pessoa sofre com sonolência diurna, cansaço e irritabilidade. A síndrome, na sua forma mais leve, é tolerável, mas nos casos mais graves interfere na vida social do paciente, que tem dificuldade em manter as pernas paradas. Situações como passar horas sentado no cinema ou enquanto viaja são complicadas para a pessoa que tem o problema. O movimento vigoroso e involuntário das pernas durante o sono também é motivo de brigas entre os casais. O problema pode apresentar-se em qualquer fase da vida, mas a incidência é maior entre pessoas de meia idade.

A síndrome das pernas inquietas é diagnosticada com base no relato dos sintomas e na realização de polissonografia e de exames que medem a dosagem de ferritina e tranferrina no sangue, já que o distúrbio tem relação com a deficiência de ferro em áreas do cérebro responsáveis pelos movimentos. Baixos níveis de dopamina nessas mesmas regiões cerebrais são outra causa possível. A predisposição genética também é um fator que determina o desenvolvimento da síndrome. O tratamento tem como objetivo o alívio dos sintomas e a melhoria da qualidade de vida do paciente, e em geral envolve o uso de medicamentos.

Deseja ter noites de sono mais tranquilas? Confira nossas dicas para dormir bem e ouça nossa seleção de músicas para dormir.

11 Comentários

  1. Maria de Fátima da Silva

    Eu sinto este desconforto nas pernas não são todas as noites, mas principalmente quando estou cansada, não consigo nem assistir TV tenho que me movimentar, molhar as pernas pra eu conseguir dormir, um vez viajei de onibus foi horrivel eu ja estava quasse chorrando ai eu me levantei e vi que tinha poltronas vazia ai eu deitei e consegui dormi. o que fazer? QUE MÉDICO POSSO PROCURAR?

  2. kennya

    sinto uma inquietação nas minhas pernas ! por causa da gestação! eu nao consigo dormir! será q tem algo q posso fazer para aliviar essa sensação horrivel??

  3. leiriane carla

    não consigo dormir se não for com as pernas se mexendo

  4. mykaelly

    logo quando me deito sinto uma inquietação nas pernas,incomoda muito porque meu marido reclama.mas é mas forte do que eu,eu nao consigo ter controle sobre elas,ai me desenrolo o meu marido me solta,porque eu fico estressada,aguniada nao consigo ficar agarrada com ele.é um desconforto.

  5. mayara souza

    eu não consigo dormi se não for mexendo as pernas, e as vezes até me irrita mas não da pra controlar, e muitas vezes já cheguei a ficar quase que a madrugada inteira sem dormi por que as vezes isso me faz acorda a noite.

  6. claudia

    As vezes eu sinto um desconforto nas pernas durante o sono. Felizmente não é sempre, pois é uma sensação inexplicável. Pensei que fosse algo tipo circulação sanguínea. Eu mexo com as pernas o tempo todo, faço movimento circulares com os pés, comprimo os músculos várias vezes, por fim levanto, pois perco o sono. isso é muito desagradável.

  7. ROSELI MAGNUS

    AS PERNAS PULAM SE MEXEM PARECE QUE NÃO TEM CIRCULAÇÃO SANGUINEA É MUITO RUIM.

  8. RAIMUNDA BISPO

    TENHO 53 ANOS SOU DO SEXO FEMININO SOU HIPERTENSA E UM A SUSPEITA DE DIABETE MINHA MAE E MEU PAI MORRERAM DE AVC MINHA MAE DE DIABETE TAMBEM QUANDO ESTOU DORMINDO SINTO FALTA DE AR E RONCO MUITO AS VEZES ME ENGASGO E ME SUFOCO SINTO MUITO DESCONFORTO NO SONO SINTO CAIMBRA E DORMENSIA NAS MAOS E NOS PES QUANDO FIZ UM MAPEAMENTO DEU APNEIA DO SONO DIFICULDADES PRA RESPIRAR AS VEZES SINTO MUITA S DORES NO PEITO SOU GORDINHA DE MAS DE 98 KILOS TENHO 1,570 DE ALTURA TENHO TAMBEM VARIAS HERNEAS DE DISCOS E ASTROSE EM TODA C0ULNA COMM RADIAÇAO PARA MENBROS SUPERIOR
    ES E INFERIORES

    • patricia

      nossa vc ta mal emm!

  9. victoria

    Eu e minha mae temos isso é triste meu pai pensa ate que é palhaçada.eu tento segura mas quando eu vejo ja to mexendo as pernas.

  10. Alexandra

    Eu cinto o desconforto na perda direita. A uns 2 anos atrás dava está i quietação só na noite.mas agora passo p
    Dia tbm…entrei numa academia p.ver se me ajudava mas não notei negum resultado…ela fica td A noite se mexendo involutariamente..tento fazer massagem e caminho muito a noite p.tipo dar um cancasso nela .Mas não adianta de nada….da uma agonia enorme…

Comente