Síndrome das pernas inquietas

síndrome das pernas inquietas é caracterizada por desconforto nos membros inferiores. A sensação não é dolorosa, mas é descrita pelos pacientes como um formigamento, um incômodo que se manifesta quando as pernas estão em repouso e que provoca uma vontade irresistível de mexê-las. O movimento faz os sintomas desaparecerem.

O incômodo costuma ser maior quando a pessoa se deita à noite e os movimentos acontecem de forma involuntária depois que ela adormece. As pernas se mexem periodicamente em curtos intervalos de tempo, como se sofressem puxões bruscos, e isso provoca pequenos despertares ao longo da noite. Há casos em que os braços também são atingidos.

Como consequência do sono interrompido, a pessoa sofre com sonolência diurna, cansaço e irritabilidade. A síndrome, na sua forma mais leve, é tolerável, mas nos casos mais graves interfere na vida social do paciente, que tem dificuldade em manter as pernas paradas. Situações como passar horas sentado no cinema ou enquanto viaja são complicadas para a pessoa que tem o problema. O movimento vigoroso e involuntário das pernas durante o sono também é motivo de brigas entre os casais. O problema pode apresentar-se em qualquer fase da vida, mas a incidência é maior entre pessoas de meia idade.

A síndrome das pernas inquietas é diagnosticada com base no relato dos sintomas e na realização de polissonografia e de exames que medem a dosagem de ferritina e tranferrina no sangue, já que o distúrbio tem relação com a deficiência de ferro em áreas do cérebro responsáveis pelos movimentos. Baixos níveis de dopamina nessas mesmas regiões cerebrais são outra causa possível. A predisposição genética também é um fator que determina o desenvolvimento da síndrome. O tratamento tem como objetivo o alívio dos sintomas e a melhoria da qualidade de vida do paciente, e em geral envolve o uso de medicamentos.

Deseja ter noites de sono mais tranquilas? Confira nossas dicas para dormir bem e ouça nossa seleção de músicas para dormir.

Síndrome das pernas inquietas
Gostou da explicação?

10 Comentários

  1. Maria de Fátima da Silva
  2. kennya
  3. leiriane carla
  4. mykaelly
  5. mayara souza
  6. claudia
  7. ROSELI MAGNUS
  8. RAIMUNDA BISPO
    • patricia
  9. victoria

Deixe seu comentário