Terror noturno

Terror noturno

O terror noturno é um problema quase que exclusivamente infantil, com incidência de menos de 1% entre adultos. Os pequenos na faixa dos 3 aos 5 anos são os mais afetados. A criança com terror noturno parece acordar assustada no meio da noite, mas na verdade ela continua dormindo. É comum os pais serem despertados com os gritos e a encontrarem sentada na cama, com expressão de medo no rosto e outros sintomas como ritmo cardíaco acelerado, respiração ofegante e suor excessivo. Os episódios costumam acontecer cerca de duas horas após a criança ter começado a dormir, quando ela está na quarta fase do sono.

Durante a crise de terror noturno, a criança não responde a estímulos externos, pois seu cérebro ainda está dormindo profundamente e ela não tem consciência do que acontece à sua volta. Por isso a presença dos pais ou de qualquer outra pessoa não é capaz de acalmá-la, bem como nada do que disserem a ela será ouvido. Recomenda-se não tentar acordar a criança, pois não há necessidade de interromper o seu sono. A crise pode durar de cinco a 30 minutos. Passado esse tempo, o pequeno tranquiliza-se por si mesmo, volta a dormir e no dia seguinte não tem nenhuma lembrança do ocorrido. Em alguns casos, a criança com terror noturno também apresenta sonambulismo.

Segundo os médicos, o problema não está relacionado a desordens psicológicas. Embora as causas ainda não sejam conhecidas, acredita-se que o sistema nervoso central muito jovem seja um fator que influencia na ocorrência dos episódios de terror noturno. A genética também possui grande influência, pois já foi observado que é comum quem sofre com terror noturno ter um parente que passou por isso. Além disso, certas situações podem favorecer a ocorrência de crises, como febre e estômago muito cheio. Hábitos capazes de tornar o sono instável, como horário de dormir irregular e exposição a computador, televisão e videogame pouco tempo antes de ir para a cama também devem ser evitados.

As crises tendem a desaparecer à medida que a criança cresce, por isso o distúrbio não deve ser motivo de maiores preocupações. O acompanhamento médico só é necessário quando a criança manifesta o problema com frequência e leva muito tempo para se acalmar. Nesses casos, o médico avalia a necessidade de intervenção com medicamentos que tornam o sono mais estável.

Deseja ter noites de sono mais tranquilas? Confira nossas dicas para dormir bem e ouça nossa seleção de músicas para dormir.

Terror noturno
Gostou da explicação?

COMPARTILHE

17 Comentários

  1. rafaella araujo do nascimento

    gente e ingressado por que eu tenho isso

  2. jose rafael

    falei isso lyane R

  3. ana julia

    kara ja acomteceu comigo mas sempre acordo assustada,ajoelho oro a deus e pesso a ele que me tire esse tipo de coisa da minha cabeça, vcs tem que azer isso, ele só ele pode nos tirar esse tipo de coisa.
    gente pelomenos tentam…
    tanbom, bjs..
    ass: ana julia

  4. Nanny Souza

    Não sei se tenho terror noturno, mas tenho muitos pesadelos, horríveis, e não consigo acordar… Quando alguem me chama, podem me sacudir e gritar, mas não acordo, e fico ainda mais assustada com o pesadelo… Alguem pode me ajudar??

    • ana julia

      kkkkkkkkkkk troxaaa

  5. vampiresca

    Nossaaaaaaaaa!!!!!!!

  6. heloisa

    meu filho ja teve varias crises de terror noturno,e el só tem 2 aninhos e é horrivel

  7. Beatriz Siqueira

    Eu tive esse Terror Noturno, e quando cheguei na minha idade com 13 anos, sofri epilépticia.

  8. Lyane R

    Eu tive terror noturno na minha fase de criança , adolescente e adulta. Não ocorre somente em crianças pequenas. E também é genético, uma vez que meu filho também sobre desse distúrbio e agora com 16 anos evoluiu para Distúrbio do REM. Que poderia também ser esclarecido aqui como um distúrbio de sono.

    • leandro

      voçê tem que dizer a sua filinha que os sonhos não são reais mas pode acontecer os sonhos ruins ou bons que ela não contar a voçê e os sonhos bons ou ruins que ela contar não vão acontecer

    • Vandría

      Tive o mesmo problema. Sofro com terror do sono desde criança, mesmo agora, já na fase adulta.

    • jose rafael

      o seu filho tem frauda para xixi na cama ha ha ha ha

      • sakura chan

        e qual é o problema?
        baka ¬¬

  9. maria virginia santos

    Amei esse site,me esclareceu muitas coisas!!!

    • leandro

      “só que eles são mentirosos tome cuidado ao se acreditar em caso de mentira pois voçe pode sonhar pesadelos por 1 semana

      • REBECCA

        E VERDADE,

        • REBECCA

          É VERDADE EU JA TIVE ISSO E POR ISSO EU SEI QUE É VERDADE E EU NAO CONSEQUI INTERPRETAR MAIS ESSE SITE INTERPRETOU ISSO PARA MIM E EU NAO CHAMAVA MEUS PAIS EU ACORDAVA LIGAVA A LUZ E FICAVA ASSUSTADA E DEPOIS DISSO EU FICAVA ACORDADA COM A LUZ ACESA E DEPOIS ANDAVA PELA CASA PARA VER SE EXISTIA E DEPOIS DISSO EU IA NO MEU QUARTO PULAVA NA CAMA PARA NAO PISAR NO CHAO E DEPOIS EU COBRIA TODO MEU CORPO PARA NADA MI PICAR E EU MORRER PORQUER EU TENHO MUITO MEDO DE DORMIR E NAO ACORDAR MAIS PARA VER O MUNDO DE NOVO E NAO PODER MAIS SER FELIZ AQUI ENTAO ESSE É MEU CONMETARIO QUE PARA VOCES PODE SER MENTIRA MAIS EU VI EU SENTI EU FIQUEI COM MEDO QUEM ACREDITA EM MIM RESPONDE E COLOCA A SUA HISTORIA QUE EU VOU LER E VOR COLOCAR QUE É VERDADE PORQUE PARA MIM VAI SER VERDADE PORQUE EU NAO VI NAO SENTIR E NAO SENTIR MEDDO ENTAO ESTA BEM AGORA É A VEZ DE VOCES GALERA PESSOAL ACOREDEM

Comments are closed.