Distúrbios do Sono Bruxismo

Bruxismo

bruxismo é o ato involuntário de ranger ou apertar os dentes durante o sono. Os movimentos acontecem de forma ritmada e alternam-se entre a contração dos músculos da mandíbula e movimentos que imitam a mastigação. O bruxismo pode acontecer em todas as fases do sono, mas na segunda fase costuma ser mais intenso, enquanto nas fases três e quatro é quase inexistente. A pessoa com bruxismo geralmente se queixa de cansaço e dor nos músculos mandibulares, pois as contrações musculares são fortes, em alguns casos até mais fortes do que a pessoa realiza quando mastiga normalmente. Dores de cabeça, no rosto e no pescoço também são comuns.

Fatores psicológicos, principalmente stress, estão diretamente relacionados a esse distúrbio, que também é influenciado por emoções como ansiedade, medo e frustrações. Dentes mal posicionados e outros problemas estruturais também podem ser a causa da disfunção.

Por ser um hábito inconsciente, o bruxismo frequentemente passa despercebido. Geralmente o barulho que o ranger de dentes faz incomoda a pessoa que dorme com quem tem o problema, e o indivíduo só fica sabendo quando essa pessoa comenta. Chega-se ao diagnóstico através da combinação desse relato com o exame clínico feito pelo dentista, que observa a existência de sinais como fraturas nos dentes e nas restaurações, desgaste do esmalte, lesões provocadas por mordidas na língua e na mucosa das bochechas, entre outros.

Os sintomas são tratados com medicamentos que relaxam os músculos e com o uso noturno de placas de resina acrílica feitas sob medida, que protegem os dentes, evitando que os superiores toquem os inferiores. No caso de problemas estruturais provocados pelo bruxismo, como os distúrbios temporomandibulares, por exemplo, dentista indicará o tratamento mais adequado. Quanto às causas emocionais do problema, recomenda-se o acompanhamento com especialista.

Deseja ter noites de sono mais tranquilas? Confira nossas dicas para dormir bem e ouça nossa seleção de músicas para dormir.