7 aplicativos de smartphone para acordar qualquer preguiçoso

A cena é clássica: o despertador toca, a gente estica o braço e dá um jeito de fazê-lo parar de incomodar nosso sono. Mais tarde, levamos um susto quando abrimos os olhos e nos damos conta de que já passa bastante da hora em que precisávamos estar de pé para conseguir cumprir os compromissos do dia. Às vezes seria bom ter um despertador que não se calasse facilmente, que nos arrancasse da cama a qualquer custo, não é? Pois eles já existem, e têm a forma de aplicativos para celular bem perturbadores para qualquer sonho bom. Confira a seguir alguns dos mais legais — legais? Depende do ponto de vista.

1. Wakie | Windows Phone, Android e iOS

Fazer com que os usuários interajam entre si logo pela manhã é a proposta desse aplicativo. O app combina usuários de diferentes partes do mundo para acordarem um ao outro através de ligações anônimas, e por isso é definido como “uma comunidade amigável de pessoas que se acordam entre si”. Em vez de tocar, o despertador lança uma ligação aleatória de apenas 60 segundos que desliga automaticamente. É mostrada apenas a nacionalidade de quem fala, enquanto o número do telefone fica oculto. Os dorminhocos e os mais dispostos são os dois grupos que dividem o aplicativo. Por isso, ao configurar o Wakie, é preciso escolher entre fazer as ligações ou recebê-las para ser acordado. Se optar por ligar, o usuário recebe uma notificação de que alguém precisa acordar naquele momento. No mínimo, é um app inusitado.

Baixe o aplicativo Wakie: http://wakie.com/

2. Wake n’Shake | iOS

Como o próprio nome já sugere, o Wake n’Shake só desliga o alarme depois que o celular é bastante sacudido, o que faz dele um dos apps mais insistentes desta lista. A música do alarme continuará tocando enquanto o aparelho não for chacoalhado o suficiente. Ele não aceita balanços leves de quem pensa em desligá-lo e voltar a dormir, portanto é à prova de sabotagem. Só depois de muito empenho é que o despertador desliga. A impossibilidade de escolha quanto à música para despertar é outro reforço para mexer o iPhone até parar. Para mandar a preguiça embora de vez, ele vem com 24 sons irritantes.

Baixe o aplicativo Wake n’Shake: http://wakenshakeapp.com/

3. SpinMe | Android e iOS

Um dos mais trabalhosos da lista é o SpinMe. É necessário disposição para silenciá-lo, porque fazer exercícios para acordar é a proposta desse app. Dessa forma, apenas depois de ficar de pé, dar duas voltas em torno do seu próprio eixo e tocar em dois pontos específicos da tela é que se torna possível parar a música do alarme. Fica difícil voltar para a cama depois da maratona.

Baixe o aplicativo SpinMe: http://www.spinmealarm.com/

4. Carrot Alarm | iOS

Oferecer uma recompensa para cada tarefa cumprida para quem acordar na hora certa é exclusividade do Carrot Alarm. Ele vem com a opção de acordar o usuário com mensagens inspiradoras ou suas músicas favoritas e suas configurações de alarme funcionam de modo simples. Mais músicas são liberadas a cada desafio cumprido, e a loja ganha diferentes aplicações a cada atualização.

Baixe o aplicativo Carrot Alarm: http://www.meetcarrot.com/alarm/

5. Puzzle Alarm Clock | Android

É o aplicativo desta lista com mais variedade. Cinco opções de jogos desafiam o dorminhoco: quebra-cabeças, cálculos matemáticos, modo balanço (que só para a música com determinadas sacudidas no aparelho) e até reconhecimento de QR code. É possível escolher o modo de desligamento, o nível de dificuldade da atividade (de fácil a difícil) e a quantidade de jogos. O Puzzle Alarm Clock também permite adicionar um som de “tic-tac” que fica tocando até que as provas sejam concluídas.

Baixe o aplicativo Puzzle Alarm Clock:
http://play.google.com/store/apps/details?id=com.wroclawstudio.puzzlealarmclock

6. Alarmy (Sleep if you can) | Android e iOS

Com o Alarmy não basta acordar, é preciso provar que já saiu da cama. O despertador toca até que o usuário tire uma foto idêntica a uma outra foto cadastrada no app no momento da configuração. É preciso fotografar algo imóvel, que pode ser a pia do banheiro, o computador ou o armário, algo que fique sempre do mesmo jeito. O ideal é capturar na hora da configuração alguma coisa que fique distante da cama, fora do quarto, para te obrigar a levantar na hora que o alarme soar. Somente quando é tirada uma foto que o app “reconhece” é que o alarme para de tocar. Isso explica o slogan do aplicativo: “Durma se puder” (em inglês, “Sleep if you can”).

Baixe o aplicativo Alarmy (Sleep if you can):
http://www.delightroom.org/sleepifucan/index_en.html

7. Relógio Plus | Android

Esse é para começar o dia exercitando a mente. Somente depois que um problema matemático proposto é resolvido o Relógio Plus é desligado. É preciso provar para a ferramenta que já está bastante acordado até mesmo para colocar no modo “soneca”. Aparecem três opções diferentes que variam de acordo com o nível de dificuldade previamente escolhido nas configurações, que traz cinco níveis. As contas são simples e variam entre subtração e soma no modo “muito fácil”. As equações aumentam no nível médio. E para quem está disposto a resolver questões como (2458 – 256) x 3 antes de levantar, o nível “muito difícil” é a melhor opção.

Baixe o aplicativo Relógio Plus:
http://play.google.com/store/apps/details?id=com.vp.alarmClockPlusDock

7 aplicativos de smartphone para acordar qualquer preguiçoso
Gostou da explicação?

Deixe seu comentário