Sonambulismo

sonambulismo é o distúrbio do sono em que ocorre um despertar de forma desajustada. Quando acordamos, o corpo e a mente acordam em níveis diferentes. Em um deles, o despertar somático, ocorre a alteração da pressão arterial e dos ritmos cardíaco, dos órgãos e do metabolismo, todos passando do estado de sono para o de vigília. No despertar cortical, as ondas que sinalizam a ocorrência de atividade cerebral se alteram. A consciência e as emoções, por sua vez, saem do estado de sono no chamado despertar cognitivo.

Nas pessoas sonâmbulas, esses três níveis não são bem ajustados. Parte do cérebro acorda, o que permite que o indivíduo se levante, ande pela casa e faça coisas que costuma fazer quando está acordado. Porém, embora esteja de olhos abertos, seus atos são automáticos e inconscientes, e o sonâmbulo não é capaz de guardar nada na memória.

O problema é muito comum em crianças, principalmente na faixa entre quatro e oito anos, Crianças dessa idade também podem ter crises de terror noturno. Nelas, o sonambulismo está ligado ao processo de desenvolvimento do cérebro, por isso costuma desaparecer na adolescência e não deve ser motivo de preocupação. Nos adultos, os episódios de sonambulismo frequentemente têm relação com stress, uso de medicamentos que interferem no sono e consumo de álcool ou outras drogas. Ficar sem dormir também pode desencadear o sonambulismo quando a pessoa tenta recuperar o sono.

A recomendação para quem convive com um sonâmbulo é prevenir acidentes com medidas como fechar janelas e portas à noite, esconder as chaves da casa e do carro e esconder objetos cortantes ou pontiagudos. O sonambulismo por si só não representa risco. O sonâmbulo e as pessoa próximas a ele aprendem a conviver com a situação e o uso de medicamentos é dispensado. Mas quando os atos da pessoa sonâmbula frequentemente são perigosos para ela ou para outras pessoas, é recomendável o uso de remédios prescritos pelo médico para inibir a ocorrência dos episódios.

Quanto à crença popularmente difundida de que é perigoso acordar um sonâmbulo, com risco de morte para ele, trata-se apenas de um mito. A pessoa sonâmbula pode ser acordada, mas é muito difícil conseguir fazê-la despertar do estado de sono profundo em que se encontra. Além do mais, isso não é necessário. Pelo fato do sonâmbulo estar simplesmente dormindo, basta que outra pessoa o conduza de volta à cama.

Deseja ter noites de sono mais tranquilas? Confira nossas dicas para dormir bem e ouça nossa seleção de músicas para dormir.

Compartilhe:Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter